Gerdau ambientalmente correta

Sobre a Gerdau:

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Gerdau contribui para certificações ambientais em mais de 90 grandes obras verdes.

Aço proveniente de cadeia sustentável é um dos materiais avaliados pelas certificadoras.


A Gerdau, por meio do Selo Ecológico que certifica seus produtos de construção civil, contribuiu para que grandes edificações recebessem certificações ambientais reconhecidas mundialmente. O selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), um dos principais do mundo, foi concedido a mais de 90 empreendimentos verdes que utilizaram aço Gerdau em sua estrutura desde 2009. Entre as obras certificadas mais importantes no Brasil estão a Torre Oscar Niemeyer (RJ), o Morumbi Business Center (SP) e a Arena Fonte Nova (BA). Além de reduzir os impactos no meio ambiente, essas obras são valorizadas no mercado imobiliário.

As empresas responsáveis por conferir os selos LEED e Aqua, principais certificadoras ambientais da atualidade, analisam a sustentabilidade da cadeia produtiva de todos os materiais utilizados na obra. Por meio de visitas aos fornecedores do empreendimento, são avaliados critérios como reaproveitamento de resíduos, economia de água e energia e monitoramento da qualidade do ar. Assim, a obtenção do Selo Ecológico por parte da Gerdau facilita o trabalho das certificadoras.

Em 2009, a Gerdau foi a primeira no Brasil a ter produtos de construção civil certificados pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade. Para obter o Selo Ecológico, os produtos da Gerdau passaram por uma rigorosa verificação de toda a cadeia do negócio, desde os fornecedores de sucata até a logística de transporte do produto final. Além disso, a Empresa recebe auditorias periódicas para garantir a manutenção do Selo.